O polêmico - Jota Luiz – POLÍTICA / ESPORTES / SAÚDE / POLÍCIA e VARIEDADES

Militância do PSB divulga Manifesto em defesa da candidatura de Bira a prefeito da capital

PSB-CHARGEOs movimentos sociais e os pré-candidatos a vereador de São Luís pelo Partido Socialista Brasileiro no Maranhão (PSB/MA) divulgaram a íntegra do Manifesto em defesa do projeto político e do fortalecimento da sigla que, segundo diz o documento, perpassa pela candidatura do deputado Bira do Pindaré a prefeito da capital. Eles tentaram protocolar junto à sede da Comissão Provisória do PSB em São Luís, presidida pelo filho do senador Roberto Rocha, vereador Roberto Rocha Junior. Como não foi possível, divulgaram abertamente na manhã de hoje (14).

No documento “Pelo fortalecimento do Partido Socialista Brasileiro: em defesa da nossa história, com raízes na luta do povo, por uma candidatura própria com Bira prefeito”, a militância faz breve relato da trajetória política e cita as bandeiras de luta do partido, fundado no Maranhão em 1987, para traçar comparativo com a trajetória politica do candidato escolhido pelos socialistas no Maranhão. Eles destacam ainda a necessidade de realizar o Congresso Municipal do partido, espaço que os filiados decidem sobre candidatos e alianças.

“A candidatura do deputado Bira do Pindaré, único estadual eleito pelo PSB no Maranhão, o segundo mais votado da oposição e também o segundo mais votado na capital, não é um projeto pessoal do deputado, nem de qualquer outro companheiro do PSB no Estado”, afirma o Manifesto.

O PSB no Maranhão segue as orientações do Diretório Nacional do partido, que através de uma Resolução Política, publicada em 14 de outubro de 2015 determinou candidaturas próprias nas capitais e cidades polos de todos os estados na disputa do pleito de 2016.

“Neste entendimento e caminho percorrido, qualquer indicação de apoio a uma candidatura de outro partido, ainda que seja ele do campo democrático, não representará a força da nossa história nem carregará o peso que representamos para sociedade maranhense, e que não contribuirá para os avanços das conquistas que o PSB acumulou ao longo dos seus 30 anos de sua existência e atuação no cenário político de nosso estado”, destaca o Manifesto.

Dentro da determinação, a militância afirma que buscou o seu melhor quadro para oferecer a São Luís um candidato com um perfil que nunca teve, segundo o deputado Domingos Paz, forjado nas lutas sociais e militante ativo do partido. Após ampla discursão interna, os movimentos sociais chegaram ao nome do deputado estadual Bira do Pindaré.

Domingos explica que a sugestão foi apresentada ao Diretório Estadual do partido, que aprovou a escolha de sua militância e, no Encontro do PSB, no Araçagy, em São Luís, entregou uma Carta Aberta ao presidente Nacional da sigla, em que manifestavam a escolha pelo nome do militante. Até o momento, de acordo com a militante da JSB, Renata Pearce, falta apenas o apoio do senador Roberto Rocha e do seu filho, vereador Roberto Rocha Junior. Este segundo presidente da Comissão Provisória de São Luís, que já afirmou ter conversado com todos os pré-candidatos a prefeito de São Luís sem priorizar nenhum, nem mesmo a candidatura própria do PSB.

Na conclusão do documento, a militância defendeu novamente a necessidade do Congresso, espaço onde se decide o candidato e as alianças, e afirmou que Bira é fruto de uma construção coletiva, escolhido em referência a história de sua vida política, atuação e experiência como gestor público.

O deputado foi superintendente da Delegacia Regional do Trabalho, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – oportunidade em que transformou uma pasta secundária em uma Secretaria estratégica para o desenvolvimento do Maranhão. E está no segundo mandato legislativo com vasta atuação em favor dos menos favorecidos e das lutas sociais.

Candidato a senador em 2016, Bira se consagrou, conforme o Manifesto, como revelação daquele ano, quando obteve mais de meio milhão de votos no Estado do Maranhão e 40% dos votos em São Luís. “Portanto, por razões acima citadas, nós, militantes e filiados ao Partido Socialista Brasileiro, vimos a público mais uma vez consolidar o nosso projeto político para São Luís do Maranhão no pleito de 2016 com a candidatura do deputado Bira a prefeito da nossa capital”, concluíram.

O manifesto foi assinado pelos cinco movimentos sociais do partido, Sindical Socialista, de Mulheres Socialistas, da Juventude Socialista Brasileira, da Negritude Socialista, do Movimento Popular Socialista, além dos Pré-Candidatos a Vereador de São Luís, dos Parlamentares Estaduais e Federais e do Diretório Estadual do PSB.

Categoria: Blog