O polêmico - Jota Luiz – POLÍTICA / ESPORTES / SAÚDE / POLÍCIA e VARIEDADES

Coroataense montou um cata-vento para bombear água de açude

O coroataense Levi Lima Sousa é uma daquelas pessoas que estão sempre buscando ideias bem legais para serem usadas no dia-a-dia. A mais recente delas é um método já bastante conhecido, o uso do cata-vento para bombear água de forma eficiente e alternativa, sem criar qualquer tipo de poluição para o meio ambiente, sendo ainda considerado de baixo custo operacional.

Levi conversou com o portal de notícias Coroatá Online e explicou que a ideia veio da internet e que aos poucos o projeto foi sendo aperfeiçoado.

“Eu usei como base um vídeo do Youtube, só a parte mecânica e as hélices que não veio de lá, ai fui melhorando aqui, ali, até chegar no meu propósito”.

Sobre o desempenho da ideia, o coroataense esclareceu que “o vento é fundamental nesse projeto, quando ele é estável bombeia cerca de 100 litros por hora. Pode parecer pouco, mas é o suficiente pra mim”, afirmou ao Coroatá Online.

O 1º e 2º projeto já melhorado

Questionado sobre outras invenções que possam ser realizadas futuramente, Levi Sousa adiantou que dois objetivos já estão sendo elaborados.

“Um deles é produzir energia eólica para minha casa lá da zona, até porque não tem energia lá. A outra é inventar um carrinho de lanche que funcione com um motor de uma moto. Nas minhas horas de folga estou sempre imaginando ideias que possam ser usadas no dia-a-dia”.

Levi aproveitou a reportagem do Coroatá Online para dizer o que o motiva a estar sempre buscando invenções e a continuar nesse universo de novas descobertas.

“Esse é meu objetivo, além de desfrutar desses recursos, quero poder também servir de exemplo para outras pessoas, mostrando que podemos sim, e devemos, saber usar os recursos naturais. Porque não tentar? Porque não aproveitar?”.

 

 

Do CoroatáOnline

Categoria: Blog