O polêmico - Jota Luiz – POLÍTICA / ESPORTES / SAÚDE / POLÍCIA e VARIEDADES

Retirada de óleo de navio encalhado deve começar nesta terça-feira (10)

A embarcação está encalhada desde o dia 24 de fevereiro, depois que saiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis, para levar quase 300 mil toneladas de minério de ferro à Ásia.

A operação para retirada das 3.400 toneladas de óleo do navio sul-coreano Stellar Banner deve ser iniciado nesta terça-feira, 10, de acordo com previsão da Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA). A embarcação está encalhada desde o dia 24 de fevereiro, depois que saiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luis, para levar quase 300 mil toneladas de minério de ferro à Ásia. O procedimento é considerado complexo.

A retirada dos volumes é essencial para reduzir o risco de vazamento durante o resgate do navio. A embarcação tem 340 metros de comprimento, o equivalente a três campos de futebol. Após a retirada do óleo, a Polaris deve retirar parte da carga de minério, para que o navio volte a flutuar e seja transportado de volta ao terminal.

Monitoramento
Do Terminal Portuário da Madeira em São Luís, local onde o navio foi carregado com minério de ferro, até onde ele está encalhado, são seis horas de lancha. Para a operação de monitoramento, a Marinha do Brasil mobilizou 255 militares na operação e dois navios de pesquisa e monitoramento.

Um dos navios usados é o Garnier Sampaio que monitora as condições do mar e do tempo. A cada quatro horas, os militares recolhem uma amostra de água para análise das condições da água e verificar se há vazamentos.

“Desde que chegamos aqui, não encontramos nenhum tipo de poluição hídrica ou de minério de ferro”, afirma Oliveira Santos, comandante do navio Garnier Sampaio.

Além disso, o Ibama também realiza o monitoramento da área por meio do Poseidon, um avião equipado com sensores de calor e laser que dão o alerta ao sinal de qualquer mancha na água e identifica o feixe de luz na água. Drones e câmeras subaquáticas também estão sendo usados no local

Categoria: Blog